domingo, 28 de novembro de 2010

Estudo- 27-11-2010

Caros colegas:


Segue abaixo a pauta do encontro de estudo da Equipe Multidisciplinar.




ESTUDO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – 27/11/2010

1)   Vídeo – For the birds
2)   Resumo – Faxinal do Céu

SEMINÁRIO INTEGRADOR
Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais e Afrodescendências

Oficina: POVOS INDÍGENAS: DESCONSTRUINDO IMAGENS E REPRESENTAÇÕES
A) FUNÇÃO DA  EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA O GRUPO
*   Refletir e levar à reflexão sobre os temas propostos;
*   Estudar os temas e ser apoio aos professores;
*   Mobilizar a escola em função dos assuntos propostos;
*   Proporcionar espaços para discussões acerca das temáticas propostas;
*   Levar ao conhecimento da escola as leis que amparam a população negra e os indígenas;
*   Proporcionar encontros para reflexão da importância do negro e do indígena para que mirem-se  positivamente a partir da história do seu povo;

B) EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
As questões e termos abaixo devem ser discutidas/problematizadas e contextualizados no trabalho das Equipes Multidisciplinares.

O índio genérico
·       Não usar a palavra no singular, para não desqualificar e ignorar a existência dos diversos povos indígenas no Brasil;
·       Observar a denominação que é atribuída pela população não indígena em contraposição à autodenominação dos povos indígenas.
·       Discutir a construção histórica de termos pejorativos, por exemplo: bugre. Atualmente são utilizados por estes povos: ”Povos/Populações Indígenas, Comunidades Indígenas, Sociedades Indígenas”, e devemos fazer uso destes termos quando a eles nos referirmos.

Culturas atrasadas

·       Estudar as diferentes visões sobre os povos indígenas. Os indígenas mantêm hábitos e costumes que os identificam/caracterizam enquanto povo e que de nenhuma forma os deixa isolados da “sociedade nacional”. A tradição é importantíssima para esses povos, pois orienta a forma com que organizam seus conhecimentos - social e politicamente.

Culturas congeladas
·       Os indígenas, assim como qualquer povo, ressignificam sua cultura, tendo em vista as constantes mudanças no mundo e a forma de como estas foram impostas pela sociedade majoritária.  A transformação de culturas sempre ocorreu e os povos indígenas também tiveram hábitos transformados/modificados.

Os índios fazem parte do passado
·       Erroneamente isso é afirmado-Observar/discutir a presença indígena nos mais variados espaços e não apenas isolados nas terras indígenas.  

Tribos
·       Os indígenas não são amontoados de povos e não se distribuem em tribos, que são grupos isolados. Observar o disposto na Convenção 169 da OIT.

Reserva
·       Termo errôneo, uma vez que foi utilizado no sentido de local onde o indígena deveria permanecer, sendo “invasão” estarem em outros espaços.Reserva para os indígenas é um espaço para criação de animais. Os termos atualmente utilizados são: Terras Indígenas, Comunidades Indígenas e Aldeias.

Selvagens/silvícolas
·       Remete a ideia de não-humanidade, não-civilização, de quem vive na selva, no mato;
·       “O indígena não é um animal”;
·       Termo que deve ser excluído como forma de tratamento a estes povos, pois apesar da vivência não urbana, os povos indígenas transitam por todos os espaços sociais.

C) PLANO DE AÇÃO
·       Proposta de trabalho coletivo que aborda as questões culturais da afrodescendência e cultura afrobrasileira.

O QUE NÃO PODEMOS VER NO PLANO DE AÇÃO
·       Nada que deprecie a população negra, povos indígenas e sua cultura; ideias com base de senso comum; afirmações de que negros discriminam negros, que a questão do racismo, do mito da demografia racial e da ideologia do branqueamento só atingem negros, e que a questão indígena diz respeito apenas aos indígenas.

·       A fala dos professores não deve ser diferente em função dos espaços que ocupam. Suas declarações em relação às questões aqui abordadas, por exemplo, não devem estar carregadas de preconceito quando forem tratar do assunto na escola.

D) REFLEXÕES 
·        
     Você acha que o racismo existe neste país?         
     Você conhece alguém que é racista? 
     Você é racista?

·      Preconceito/racismo

·       Termos afrodescendentes/negro

·       Outras expressões

*   O dia está negro
*   Ele é um negro de alma branca
*   A situação está preta
*   Isto é trabalho pra negro
*   O diabo não é tão preto quanto se pinta
*   Câmbio negro
*   Caixa preta
*   Humor negro
*   Lista negra
*   Magia negra
*   Peste negra
*   Ovelha negra
*   Mancha negra
*   Lado negro
*   Dia de branco

3)   Estudo e apresentação do Texto “Inclusão étnico-racial”

4)   Vídeo Boneca

5)   Pontuação

Há duas categorias de atividades a serem desenvolvidas pelas equipes e que terão certificação:
1- Seminários da cultura indígena (1° semestre-6h) e outro na semana da consciência negra (2° semestre- 6h
2 - Os encontros (fora do horário escolar) 8 horas /mês, podem fechar até 160 horas nos dois anos – 20 meses), os quais somarão 24 pontos para progressão dos integrantes da equipe e 16 pontos  para  participantes.

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